terça-feira, 26 de março de 2019
ziz
Abrir menu principal
 Pesquisar
Ziz
Ler noutra língua

Vigiar esta página
Editar

Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
 Nota: Para o rio de Marrocos, veja Rio Ziz.

Leviatã, Behemoth e Ziz
Ziz (Hebraico: זיז) é, na mitologia judaica, uma ave gigante, tão grande que bloqueia a luz do sol com a envergadura das suas asas. É considerado como um arquétipo das criaturas monstruosas. Behemoth, Leviatã e Ziz são motivos tradicionais de decoração no artesanato judaico. Alguns criacionistas o identificaram como uma espécie de pterossauro, o Quetzalcoatlus, que foi o maior animal alado da história geológica da Terra.
Especificando o mito
Editar
Embora não se tenha um relato direto na Bíblia sobre o Ziz, ele é mencionado em "Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel." (2 Crônicas 20:16).
A ladeira de Ziz era o passo, ou caminho, pelo qual os exércitos de Moabe, de Amom e dos amonins vieram na verdade contra Judá durante o reinado do Rei Jeosafá (936-c. 911 AEC). Costuma ser identificado com o uádi Hasasa (Nahal Hazezon), a uns 15 km ao SE do lugar sugerido de Tecoa e a uns 10 km ao NO de En-Gedi. — 2Cr 20:1, 2, 16, 20.
Ver também
Última modificação há 1 ano por DarwIn
PÁGINAS RELACIONADAS
Behemoth
Bozra
Cidade bíblica de Edom
Rio Ziz

Conteúdo disponibilizado nos termos da CC BY-SA 3.0, salvo indicação em contrário.
PrivacidadeVersão desktop
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário