sábado, 20 de abril de 2019
Como ser frio

Procurar Como...
Como Ser uma Pessoa Muito Fria e Quieta
Muitas pessoas de natureza introvertida (as que precisam da solidão para descansar a mente) passam a vida fingindo-se de extrovertidas (aquelas que, ao contrário, precisam da socialização). Essa extroversão fingida é, na maioria das vezes, uma tentativa de agradar aos outros, o que acaba sendo uma prática ruim de autocuidado em longo prazo. A introversão não deve ser motivo de vergonha para ninguém. De fato, ela é um traço comum a muitos — talvez a maioria — dos grandes gênios da História, e ainda assim é vista negativamente nos dias de hoje. Sempre chega a hora, todavia, em que a mentira se torna insustentável, e o falso extrovertido vê-se obrigado a assumir a própria personalidade.
Passos

1
Comece a se calar. Vez ou outra, falar é indispensável, mas uma pessoa introvertida nega a própria natureza quando tenta se passar por descontraída ou, em alguns casos, até chamativa e escandalosa. Essas pessoas tendem, pelo contrário, à sutileza na expressão de emoções, a uma mentalidade romântica (no sentido literário da palavra), a falar suavemente e à ponderação.
Aprenda a parar e pensar antes de falar. Considere, antes de tudo, a necessidade do comentário. Esse exercício permite perceber, para nosso assombro, quantas das nossas palavras são fúteis e como é mais fácil calar-se.

2
Seja independente. Porte-se educadamente, mas deixe de agir apenas para agradar aos outros. Limite o tempo e a solicitude que você dedica aos outros para que eles saibam o que esperar de você.

3
Preserve-se mais. Ter amigos é emocionalmente saudável, mas, para trazer à tona a sua introversão e exercitá-la adequadamente, reduza ao mínimo necessário o número de pessoas com quem você convive e o período pelo qual você o faz.
Quando houver algo que precise dizer em voz alta, organize os pensamentos a fim de enunciá-lo da maneira mais clara e concisa possível.
Se se sentar no meio dos outros alunos o faz sentir-se desconfortável, procure sentar-se no fundo da sala, sozinho ou acompanhado por umas poucas pessoas de confiança. Se as carteiras devem ser compartilhadas por vários alunos, ocupe uma das extremidades dela ao invés do meio.

4
Estude o estoicismo. Se você é propenso a um comportamento estoico, comece a aceitá-lo e a deixar que ele se manifeste.

5
Aceite-se caso a sua postura perante as coisas da vida seja de desinteresse ou indiferença.


6
Use a linguagem corporal. Nas filas da escola ou numa roda de amigos, incline-se contra a parede e fique com um dos pés apoiado nela, deixando os braços cruzados ou as mãos nos bolsos — posição que exprime uma personalidade distante.

7
Não sorria ou gargalhe quando não quiser. Se achar algo apenas um pouco engraçado, não se force a reagir com vigor maior do que um risinho de canto de boca; tal expressão deve ser usada com sabedoria, já que pode ser entendida pelos outros como um sinal de desaprovação. Entenda que pode haver consequências se você conquistar uma reputação de desdenhoso. É tão inapropriado rejeitar sentimentos, atitudes e palavras alheios, quando exprimidos com sinceridade, quanto o seria rejeitar os seus próprios.
A introversão não é sinônimo de crueldade; tome cuidado para não transparecer indiferença — ou quiçá até desrespeito. É verdade que você pode evitar risos e gargalhadas na medida em que eles não sejam sinceros ou sinalizem uma extroversão que não reflete a sua personalidade, mas o mais importante é que você não tome a opinião alheia como referência para as suas ações: ria quando estiver com vontade e não ria quando não estiver.

8
Faça apenas o que você genuinamente quer fazer, sem se preocupar com o modo como as suas ações venham a ser interpretadas. Mesmo que você queira parecer introvertido, não há razão para abdicar das coisas que considera prazerosas — ainda que elas sejam incongruentes com uma natureza introvertida e dificultem a percepção a respeito desse aspecto da sua personalidade.

9
Não se culpe caso o considerem imprevisível. Analise a sua reação mais genuína às coisas (e é aqui que conhecer a si mesmo é muito útil), e escolha o que preservar e o que mudar. Talvez, apesar de odiar futebol, você goste de assistir às partidas reunido com a sua família. Essas inconsistências são o aspecto dos nossos seres que mais nos custa defender, pois dão ensejo a que nos acusem de imprevisíveis, intratáveis. É possível tolerar essas críticas e, com o tempo, ser quem você quer ser, mesmo que nem todas as suas ações sejam coerentes entre si.

10
Dedique-se ao desenho ou à leitura. Jane Austen, Charlotte Brontë e Alexandre Dumas (pai) escreveram obras que, além de inigualáveis, podem ajudá-lo a aperfeiçoar o seu vocabulário e a sua visão de mundo. Os seus amigos talvez prefiram pular corda, jogar futebol, nadar ou patinar. Se você não puder furtar-se de tais atividades com eles, procure dedicar a elas o menor tempo possível. Praticar rafting ou andar de skate talvez não combine com uma pessoa introvertida, mas não tenha medo de praticá-las se é isso o que você tem vontade de fazer. Um dos benefícios de ter atividades que você pratica sozinho é parecer ainda mais misterioso aos seus amigos — o que pode ser muito divertido.
11
Guarde as suas opiniões no âmago. Se falar das suas opiniões e sentimentos costuma causar tumulto, evite discuti-los fora do seu círculo familiar e de amigos íntimos. Ademais, vale o que dissemos acima: quem não entende bem as suas opiniões e sentimentos se sentirá fascinado pelos seus mistérios.
12
Dedique-se a atividades em que você, como a pessoa introvertida que é, goste, por mais que possam reprovar o seu gênio sombrio. Aprenda a escrever livros e diários. A poesia é um passatempo deliciosamente misterioso, e um ótimo canal para extravasar as emoções.
13
Mesmo que fale pouco e seja introvertido, sempre responda educadamente quando falarem com você. Não passe a impressão de que é grosseiro. Se é que você deseja passar alguma impressão, o ideal seria parecer misterioso: quando vir uma pessoa atraente, encontre o olhar dela, lançando uma expressão de malícia por um breve momento antes de desviar o olhar e embrenhar-se nas sombras. Instigada, a pessoa certamente o seguirá!
Advertisement
Dicas
Quando trocar mensagens eletrônicas, não ria com "kkk", dando preferência a soluções como "isso é divertido", que, apesar de mais trabalhosas, contribuem para o seu mistério pessoal e passam um ar mais sério.
Não esnobe os outros. Se for abordado por alguém com quem você não gostaria de conversar, estabeleça um diálogo gentil, ainda que breve.
Se você é do tipo que se mete em problemas porque faz comentários como "Uau, esse cara é meio atormentado", entenda que você pode guardar algumas declarações para si sem ter de abrir mão de, no seu íntimo, pensar o que quiser.
Não pareça desesperado ou patético.
Quando se encontrar com os seus rivais, lembre-se de que manifestar a sua antipatia por eles não o beneficiará em nada.
Quase toda pessoa silenciosa revela-se gentil. Seja gentil você também.
Quando perguntarem por que você nunca fala, seja sincero. No entanto, acaso a pergunta tenha sido colocada com um tom ofensivo, encare o interlocutor nos olhos e diga: "E desde quando isso é assunto seu?" Devolva qualquer que seja a resposta dele em forma de pergunta, e o abelhudo, notando que você não tem a intenção de falar a sério, se cansará de fazer perguntas.
Responda às perguntas dos seus amigos de maneira breve mas amigável. E, na hipótese de você ser confrontado por eles quanto à sua mudança de comportamento, lembre-se de que você não precisa justificar a sua natureza, a não ser que faça questão disso.
Avisos
Haverá quem o considere "esquisitão". Não encare isso como ofensa, mas como elogio.
Outros dirão que você é antissocial. Se sentir vontade, vá ao psicólogo, que poderá atestar se esse é o seu caso ou se você é apenas introvertido — traço de personalidade completamente saudável e que o desobriga de levar tais insultos em consideração.
Pessoas próximas talvez creiam que você deixou de gostar delas. Explique que ainda as ama do mesmo jeito, mas que adotou uma postura mais alinhada à sua verdadeira natureza e gostaria de continuar a contar com elas. Se você não teme que elas se afastem de você, não se justifique: deixe a questão resolver-se sozinha, e as pessoas o aceitarão como você é.
Ser misterioso não significa não ter amigos: é possível rodear-se de amigos sem perder a aura de mistério.
A introversão pode vir acompanhada de uma série de outros sintomas ligados a problemas psicológicos. Se você também se sente deprimido, constantemente aborrecido, ouve vozes e considera o suicídio ou mesmo práticas mais inofensivas de automutilação, procure ajuda psicológica imediatamente. Às vezes, é difícil distinguir entre a pura introversão e transtornos psicológicos. Se o seu comportamento parece estranho até a você, se costuma suceder o uso de álcool ou drogas ou alguma situação específica, ou se os seus parentes o aconselham a buscar ajuda, consulte um médico. Essa observação deve ter prioridade sobre todas as outras sugestões apresentadas neste texto.
Negar-se a falar pode fazer com que os outros suspeitem da sua índole. O ideal é se explicar, mas se não quiser fazê-lo, deixe que outros suspeitem de você. Se tudo for falso, mesmo que tenha que se explicar para as autoridades, vai ficar tudo bem.
Ser misterioso além da conta pode levar as pessoas — seus pais, em especial — a crerem que você está envolvido com coisas ruins. Não exagere. Se necessário, explique a eles o que tem feito e a que se deve a sua mudança. Reforçamos: se quem conviveu com você a vida toda está preocupado com a sua saúde mental, coopere e consulte um médico. Você não tem nada a perder se de fato estiver com a saúde mental em dia.
WikiHows Relacionados
Como
se Desapegar de Alguém
Como
Controlar seus Desejos Sexuais
Como
Parar de Pensar em Algo ou Alguém
Como
Ajudar Alguém que se Automutila
Como
Amadurecer
Como
se Acalmar Quando Você Está Nervoso
Como
Ter uma Rotina Diária
Como
Não Se Importar Com O Que As Pessoas Pensam
Como
Parar de Chorar
Como
Se Tranquilizar Após Tirar uma Nota Ruim na Faculdade
Como
Parar de Tomar Medicamentos Psiquiátricos de Forma Segura
Como
Esquecer o Passado
Como
Identificar um Psicopata Social (Sociopata)
Como
Ajudar a Curar sua Paranoia
Este artigo foi útil?
Sim
Não
Surpreenda-me!

Procurar Como...

Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário